Homenagens

Sempre em busca de inspiração

Esse espaço é dedicado a todas as pessoas que de alguma forma apoiaram diretamente a criação e o desenvolvimento do Movimento Ativista da Enfermagem Brasileira. Temos muito orgulho em homenagear aqueles que participaram de todas as conquistas, com muito afinco e dedicação integral aos profissionais da saúde que se doam tanto pela bem estar social de toda a sociedade brasileira. Por isso esse memorial, para agradecer, pois com toda a certeza nada disso seria possível, sem a ajuda de cada um de vocês, expressamos aqui toda a nossa gratidão.

MUITO OBRIGADO!

MAE BRASIL

Agradecemos todos os nossos colaboradores

277718553_534039644776220_6142149812436047946_n.png
278468029_688742279029717_3523244556947487449_n.png

Manoel Carlos Neri da Silva

Enfermeiro Auxiliar de Enfermagem e Técnico de Enfermagem ex presidente do COFEN e contudo, sua história na luta pela classe vem desde 2007, quando assumiu pela primeira vez a presidência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

Minha história

Silva assumiu importantes compromissos com a enfermagem brasileira, ampliados pela pandemia da Covid-19. “2020 foi um ano atípico e exigiu diversos ajustes para assegurar a fiscalização e segurança do exercício profissional da enfermagem.” Sob sua gestão, o Cofen monitorou a situação pandêmica criando o Comitê Gestor de Crise (CGC), que consolidou dados e qualificou intervenções normativas, técnicas e logísticas do Sistema Cofen. “Divulgamos em tempo real essas informações sobre a pandemia, através do site Observatório da Enfermagem, e o conteúdo foi amplamente utilizado pela imprensa, órgãos técnicos e governamentais.”

 

Ainda com relação à pandemia da Covid-19, o Cofen desenvolveu ações com foco na disponibilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), incluindo ações de comunicação, mobilização do departamento jurídico e compra de máscaras de proteção. “Trabalhamos duro também para combater notícias falsas e promover boas práticas profissionais. Mostramos o exaustivo trabalho desenvolvido pelos profissionais em todo o país e elaboramos para a imprensa pautas relevantes para assistência em enfermagem e saúde coletiva.” A última década também foi marcada pelos cursos e pesquisas realizados pelo Cofen. Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fomentamos a criação e expansão de programas de mestrado profissionais com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem e Gestão em Enfermagem. Já o mestrado institucional em Gestão Econômica de Finanças Públicas, oferecido pelo Cofen em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), teve continuidade. “Com esse curso, buscamos qualificar funcionários efetivos e conselheiros gestores de todas as regiões, assegurando ganhos de longo prazo para o Sistema Cofen e Conselhos Regionais.”

 

No âmbito da pesquisa e aprimoramento técnico-científico, Silva destaca a pesquisa “Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde” e a realização da pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil”, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ESNP/Fiocruz). Os planos de Silva para o futuro já se iniciaram. Segundo ele, a visibilidade conquistada pelos profissionais de enfermagem na luta contra a Covid-19 revelou que os profissionais necessitam de maior reconhecimento do poder público. “Questões há muito reivindicadas, como salário adequado, insalubridade, jornada de trabalho de 30 horas e condições de trabalho melhores, estão entre as propostas para garantir o que é essencial para os profissionais, durante e depois da pandemia.” Silva continua: “É evidente que a qualidade da assistência está vinculada à valorização profissional".

 

O trabalhador da Enfermagem está no coração do SUS, representando 60% da força de trabalho, e não se faz saúde sem recursos humanos.” Além disso, para os próximos anos, Silva afirma que vão intensificar ainda mais a atuação dos Conselhos de Enfermagem na qualidade da formação de profissionais, através de cursos, palestras e novas linhas áreas de atuação para o Profen/Cofen-CAPES. Grande incentivado do MAE - Movimento dos Ativistas da Enfermagem Brasileira.

Contato

Estou sempre em busca de novas oportunidades. Entre em contato.

(11) 3456-7890

278053243_1394314737703409_4662825032679746796_n.png

Alayna de Araújo Rocha Souza

Graduada pela Universidade Federal do Piaui/UFPI, especialista em urgência e emergência e gestão de redes de atenção a saúde pela ENSP/FIOCRUZ.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

Minha história

Funcionária pública do município de São Luís/MA, atua como enfermeira intervencionista do SAMU 192 da capital, atuou como gestora município de São Mateus do Maranhão, docente em cursos de formação em Enfermagem para o nível médio e superior, ocupou vários cargos de gestão e assistência a saúde nos estado do Piauí, Pará e Maranhão.